200 mil documentos estão abandonados nos SACs da Bahia

Documentos dentro do prazo de validade
Arquivo/Google

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), de identidade (RG) e de habilitação (CNH) fazem parte da lista de aproximadamente 200 mil documentos abandonados pelos cidadãos nos postos da Rede SAC na capital e interior do estado.  Só de carteiras de trabalho, são 168 mil à espera de seus donos - o número inclui os documentos emitidos pelas unidades do SineBahia em todo o estado.

Diante do acúmulo de documentos nas unidades da rede, as secretarias estaduais da Administração (Saeb) e do Trabalho Emprego e Renda e Esporte (Setre) estão fazendo chamamento público para que o cidadão procure o posto, onde fez a solicitação do documento, e faça o resgate. Documento muito solicitado, a carteira de identidade soma 20.526 documentos ainda não resgatados pelo cidadão. Já o número de CNH desprezada chega a 7.313. 

Diferente do RG, que permanece no posto onde foi solicitado por seis meses, e da CNH, que obedece ao período de validade registrado no documento, a carteira de trabalho não tem prazo de validade e por isso não pode ser descartada. Há carteiras esquecidas há mais de dez anos - as mais antigas estão no SAC Barra, com data de emissão em 2002, e no SAC Iguatemi, emitidas no ano de 2003. 

Carteiras de trabalhoO interior baiano reúne o maior número de carteiras de trabalho retidas em toda a rede, com 94.590 abandonadas, enquanto na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) somam 72.856. O posto SAC de Barreiras é o que registra maior número de carteiras de trabalho esquecidas, com 7.203, seguido da unidade do Iguatemi, em Salvador (6.431), e de Alagoinhas (2.750).

Para resgatar o documento – que pode ser solicitado em uma das 1.024 unidades do SineBahia onde foi emitido -, é preciso apenas apresentar o protocolo de atendimento ou documento de identificação.

 De acordo com a Setre, desde junho de 2010, quando todas as unidades de emissão do documento foram informatizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o trabalhador que tiver a carteira armazenada - pendência no sistema - não poderá solicitar novo documento em nenhum outro local em todo o Brasil.

Além da convocação para que o cidadão busque os documentos, a Saeb destaca que o abandono dos documentos nos postos resulta em prejuízo econômico, tanto para o Estado quanto para o cidadão.

Identidade e CNHSão emitidas mensalmente 98,8 mil carteiras de identidade em toda a Rede SAC. O segundo documento mais procurado é a CNH, que responde pela emissão de 64 mil todo mês. No SAC e postos do SineBahia, a emissão da primeira e segunda via da CTPS totaliza 24,7 mil carteiras expedidas. O documento pode ser solicitado em 12 dos 13 postos fixas da capital e região metropolitana, além das 44 unidades fixas lotadas no interior e dos 1.024 balcões do Sinebahia.

Para mais informações sobre os postos da Rede SAC na capital e interior, como endereços e horários de atendimento, basta acessar o site www.sac.ba.gov.br ou ligar para o 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).